segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

O que é a igreja? É um edifício, um lugar onde se vai adorar?

O que é a igreja? É um edifício, um lugar onde se vai adorar? É uma corporação sem fins  lucrativos, à qual entregamos dólares, a fim de ficar isentos de impostos? Uma organização “para-igreja” é uma igreja? Quantas pessoas são necessárias para que haja uma igreja? Ela é uma igreja, quando se encontra numa escola? Nas matas? Em casa? É uma Igreja se não tem pastor? É uma igreja se não tem um nome? Então, o que é uma igreja? Não quero insultar a sua inteligência com isso, mas muitas pessoas estão confusas sobre estes itens.
        A resposta pode parecer óbvia a muitos, mas é uma questão extremamente importante por duas razões: 1) - A maioria dos cristãos não entende que se critique a sua igreja e 2) - Quando alguns se mudam da instituição são atacados [Saddleback] - não tanto porque o conceito de “igreja-casa” seja não bíblico, mas porque esse conceito é uma ameaça à igreja comprometida de hoje - a exata instituição idolátrica, da qual a Bíblia nos diz: “Sai dela, povo meu!” (Apocalipse 18:4).
         Um pastor em serviço disse que não deveria existir essa coisa de “igreja doméstica, a não ser que ela tivesse os cinco ministérios em ação”. Então o que dizer das igrejas que se reuniam nos lares do Novo Testamento? E das centenas de milhares igrejas na China? Será que cada uma delas tem cinco ministérios em ação? Que absurdo! Alguns dizem que uma igreja só pode ser organizada por um apóstolo. Mas onde estão os apóstolos? Novamente, não é apenas um absurdo, mas muito perigoso, pois esses tais apóstolos manipulam o  poder!
        Biblicamente falando, sabemos que a igreja não é um edifício nem uma organização. Ela se constitui de um povo chamado para fora [do mundo], nascido do Espírito Santo, o qual compõe o Corpo de Cristo. A igreja universal inclui todos os santos, no mundo inteiro, a partir dos últimos 2.000 anos. É fácil definir a igreja universal, mas o que se pode dizer da igreja local?
         A Igreja tem-se constituído, nos bons e maus tempos, dos “chamados para fora”, mas ela tem também apanhado uma porção de bagagem mundana, ao longo do caminho. Tendo em vista a natureza pecaminosa do homem, eu diria que a Igreja não tem evoluído através dos tempos, e, pelo contrario, tem-se distanciado cada vez mais do que Deus realmente pretendia que ela fosse. Algumas “formas” e “tradições” podem ter começado por muito boas razões - a fim de preencher específicas necessidades, em tempos específicos. Então, nessa cultura ela tornou-se institucionalizada e muitas vezes até mesmo racionalizada, como se isso fosse comandado por Deus e pela Sua Palavra. O fato é que essas práticas puramente culturais foram apenas levantadas pelos homens, como se fossem canonizadas por Deus.
         Há dois mil anos, Deus aboliu os sacerdotes e os edifícios. A Bíblia diz que todos nós somos reis e sacerdotes e que somos o Seu templo e o local de Sua habitação. Porém o homem tem a tendência natural de torcer o que Deus tem dito e de transformar as coisas, de modo que se desvie da substância e da vida divina. O homem é inerentemente religioso - desejoso de agradar um Deus distante e aterrorizador. Do mesmo modo como a nação de Israel exigiu um rei, em vez de aceitar o próprio Deus como sua exclusiva autoridade, a igreja trouxe de volta o sacerdote de tempo integral e as casas de adoração.
        Embora a instituição tenha tido muitas formas, o Senhor tem permanecido com a Sua verdadeira igreja - o filamento de ouro que tem avançado pela história - o qual tem sido eloqüentemente descrito em crônicas clássicas, tais como a “Miller’s Church History”. Mas a igreja verdadeira composta dos que são lavados no sangue do Cordeiro, dos que realmente conhecem o Senhor, tem existido sempre, “apesar de” e não “por causa” da instituição “igreja”.  Apocalipse 17 nos diz que a Igreja Prostituta, assentada sobre os sete montes (de Roma) e suas afiliadas, são mais responsáveis pelo sangue dos santos martirizados do que por tudo o mais (Apocalipse 17:3-9). Então, vamos dar uma rápida olhada na história da igreja.

FONTE: http://www.desafiodasseitas.org.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário